Existem diversos tratamentos para ajudar um casal a engravidar. Essa é uma notícia muito boa, não é!?
Definimos o melhor tratamento depois de realizada a investigação das causas, avaliação do tempo de infertilidade e do custo-benefício de cada método.
Muitas paciente perguntam se existe algum deles que garanta 100% de chance de gravidez? Não! Eles melhoram as chances do casal, chegando até a 50-60% de chance em alguns casos, mas não existe tratamento infalível.
Começando do mais simples para o mais complexo (e é importante entender que nem sempre o mais complexo é o melhor...), temos os seguintes tratamentos:
Coito Programado:
É o acompanhamento do ciclo da mulher por meio de ecografias transvaginais seriadas ao longo daquele mês, até chegarmos ao período fértil e orientação do melhor período para as relações sexuais.
Inseminação Intrauterina:
Começa da mesma forma que o coito programado mas, ao final do tratamento, em lugar das relações em casa, o homem irá coletar seu sêmen na clínica. O sêmen passará por um processo de “melhoria”, ficando mais rápido e mais concentrado, e será injetado diretamente dentro do útero da mulher, por meio de um pequeno cateter introduzido via vaginal.
Fertilização In Vitro:
É o tratamento de escolha quando há obstrução das trompas, alteração importante do espermograma ou quando os tratamentos anteriores falharam. Consiste da estimulação dos ovários (geralmente usamos injeções de hormônios que estimulam o ovário a crescer e produzir vários folículos, por um período de 8 a 12 dias em média), seguido da retirada dos folículos do ovário por meio de uma agulha que fica acoplada via ecografia transvaginal (sob sedação, sem dor) e coleta do sêmen.
E aqui está a grande diferença para os tratamentos anteriores: a fertilização (encontro entre óvulo e espermatozoide) acontece no laboratório, controlado pelo embriologista, e não dentro do corpo da mulher. Após 2 a 5 dias, conforme a evolução do(s) embrião(ões), fazemos a transferência embrionária para o útero da mulher e aguardamos alguns dias para ver se a gestação implantou.
Etapas da FIV ~ Fertilização in vitro
Os tratamentos de reprodução assistida também ajudam a realizar os sonhos de casais homoafetivos, casais soro discordantes para HIV ou de casais em que um dos parceiros teve câncer ou outra doença importante que afetou sua produção de óvulos ou esperma (naqueles casos em que houve congelamento prévio de óvulos ou esperma). Mulheres que desejam uma produção independente (com o uso de sêmen de doador) e mulheres que desejam postergar a maternidade (congelamento de óvulos) também podem se beneficiar da reprodução assistida.
Pela experiência dos casais que já tratei ou que participei do tratamento, sei que não é uma etapa fácil da vida. Muitas vezes o estresse é enorme durante o tratamento, e a ansiedade pelo resultado positivo toma conta do casal. Nunca percam de vista o motivo pelo qual vocês iniciaram o tratamento: o sonho de ter um bebê nos braços!! Não é um objetivo qualquer, às vezes requer paciência e persistência de seguir tentando, mas muitas vezes a mulher e o homem percebem que são mais fortes do que imaginavam e terminam o tratamento ainda mais unidos, independentemente do resultado, porque sabem que fizeram o seu melhor.