Sobre a Especialidade
O ginecologista é muitas vezes o único médico que a mulher consulta regularmente, já parou para pensar? Então, frequentemente tratamos doenças comuns que não são propriamente ginecológicas, realizamos o aconselhamento para melhora da qualidade de vida e hábitos saudáveis, orientamos o encaminhamento a outros especialistas quando necessário e, claro, fazemos a revisão ginecológica. Por isso é fundamental que você encontre sua ginecologista pelo menos uma vez por ano!
Quando devo iniciar o acompanhamento com a ginecologista?
Em geral logo após a primeira menstruação, ou até mesmo antes disso, se houver alguma queixa ou desejo de esclarecimento de dúvidas. A primeira menstruação deve ocorrer entre 8 e 14 anos de idade e, nessa fase de início de adolescência, as mudanças no corpo e na mente da menina-mulher fazem com que as dúvidas comecem a aflorar... A médica especialista na mulher vai te ajudar bastante na resolução dessas questões!
Quais são os exames de revisão que devo realizar?
Depois que a mulher tem relações sexuais, o exame preventivo do colo do útero (também chamado de Papanicolau ou simplesmente CP) deve ser coletado, pelo menos a cada 2 ou 3 anos. Algumas situações, como alterações prévias nesse exame, exigem a coleta com maior regularidade.
Como é feita a coleta do CP?
Precisamos visualizar o colo do útero e retirar dali uma pequena quantidade de células para enviar para análise no laboratório de patologia, por isso é necessário a introdução do espéculo dentro da vagina. Mas não é preciso ter medo ou receio, esse é um exame rápido, com desconforto leve e principalmente: com grande benefício! A prevenção do câncer do colo do útero, causado pelo vírus do HPV, tem enorme importância no Brasil e no mundo todo, e esse simples exame nos ajuda a identificar alterações iniciais facilmente tratáveis.
E que outros exames preventivos preciso fazer?
Além do CP do colo do útero, o exame clínico da pelve, abdome e mamas está indicado nas consultas. Conforme as queixas da paciente e os achados do exame físico, outros exames específicos podem ser realizados.
Nas mulheres acima de 40 anos ou mais jovens, mas com histórico familiar ou alterações mamárias, a mamografia e a ecografia mamária são recomendadas. Alterações ou queixas importantes da mama podem e devem ser avaliadas pela mastologista, que é a médica especialista no tratamento clínico e cirúrgico das doenças da mama.
Nas mulheres que estão na menopausa ou que tenham fatores de risco para osteoporose, a densitometria mineral óssea deve ser realizada.
Você está em dia com sua revisão ginecológica?
Uma dica é: Sempre realize essa avaliação no mesmo mês, todos os anos (pode ser o mês do seu aniversário ou outro mês específico da sua preferência). Isso porque, quando criamos uma rotina, fica muito mais fácil de lembrar da prevenção!