A SOP é uma doença muito comum – afeta de 5 a 10% das mulheres em idade reprodutiva e até 80% das mulheres com infertilidade por ausência de ovulação!
O que é a SOP?
É uma disfunção no funcionamento normal do ovário, em que, ao invés de um único folículo crescer e ovular a cada mês, temos a presença de vários pequenos cistos que nunca crescem e ovulam...
O que isso pode causar?
Irregularidade ou ausência de menstruação, aumento de acne, pêlos e oleosidade da pele e dificuldade em engravidar. A longo prazo a SOP pode trazer aumento do risco do desenvolvimento de diabetes, de doenças cardiovasculares e de câncer.
Por tudo isso, você consegue perceber a importância do tratamento dessa doença? Se não for tratada corretamente, ela pode acarretar vários problemas a curto e longo prazo! Converse com sua ginecologista sobre a SOP, entenda o diagnóstico e tratamento se você tiver essa doença. Sempre que compreendemos algum assunto, fica mais fácil seguir as recomendações corretas!
Recomendações que valem para todas as mulheres com SOP:
- Controle do peso (manutenção para quem já tem IMC adequado e redução para quem tem sobrepeso/obesidade);
- Avaliação de fatores de risco cardiovasculares (dosagem de glicemia e colesterol, cessar tabagismo, avaliar pressão arterial e circunferência abdominal);
- Exercício físico e Alimentação equilibrada, preferencialmente com acompanhamento de especialistas de cada área ;
- Avaliação de desordens alimentares e risco depressão/ansiedade;
- O tratamento específico depende de cada mulher e do seu desejo ou não de gestar no momento.