GINECOLOGIA Miomatose

Miomatose

Os miomas (são também chamados de leiomiomas ou fibromas) são tumores benignos, ou seja, crescimentos de células do músculo do útero não cancerígenos, e são um achado muito comum nas mulheres!

Podem estar em várias localizações em relação ao útero (na sua camada mais interna, no meio e na camada externa), podendo ser únicos ou múltiplos e podendo ou não causar sintomas. São identificados no exame físico (quando são grandes) e mais comumente, na ecografia transvaginal ou outros exames de imagem.

Você sabia que a maioria dos miomas não causam sintomas? Quando existem os sintomas, o mais comum deles é o aumento do sangramento vaginal. Dor em cólica também pode ser causada por miomas, dependendo da sua localização e tamanho.

Miomas fazem parte da avaliação de Sangramento Uterino Anormal – existem várias causas para o aumento do sangramento vaginal, benignas e malignas. Portanto, mulheres que têm alteração do seu padrão de sangramento devem procurar atendimento com seu ginecologista para investigação. Atenção especial aqui para as mulheres na menopausa: não é normal sangrar nesse momento da vida, sempre devemos fazer avaliação se surgir sangramento!

O tratamento dos miomas que causam sintomas pode ser feito de várias formas: tratamento clínico (contraceptivos hormonais, uso de análogo de GnRH, antiinflamatorios, correção de anemia quando pertinente) e/ou tratamento cirúrgico (retirada de miomas ou do útero todo). A embolização de miomas, técnica de radiologia intervencionista, também pode ser uma opção de tratamento em alguns casos selecionados.

Drª Camila Bessow

CREMERS 38560
Ginecologia · RQE 30647
Reprodução Humana · RQE 39178
Endoscopia Ginecológica · RQE 35917

Médica formada pela UFRGS;
Residência médica em Ginecologia e Obstetrícia.